Dicas

Dicas de Toldos

Dicas para aumentar a vida útil de toldos e coberturas

Com a ação do clima, da poluição e do tempo, é comum o toldo deteriorar-se. Em alguns casos, uma simples lavagem soluciona o problema.

No entanto, segundo especialistas da área, em grande parte das situações de deterioração do toldo, a troca da lona acaba sendo a solução mais indicada por oferecer uma melhor relação custo-benefício.


De acordo com Juliano Stevenson, proprietário da JS Serviços, especializada em manutenção de toldos e fachadas, a lavagem do toldo pode até dobrar a durabilidade da lona, além de melhorar o aspecto visual do produto e oferecer um ótimo custo-benefício.

Se a opção for trocar a lona, alguns cuidados devem ser tomados:


1. Idoneidade

Verifique se a empresa é idônea e especialista. Muitos fabricantes de lona e distribuidores ensinam como produzir toldos e tensionadas e muitas vezes até ensinam a montar o produto, porém nem todos conseguem dimensionar exatamente o tipo de perfil ou parafuso adequado às diversas situações, o que pode ocasionar na queda do toldo. Situações como essa podem colocar em risco a vida do consumidor.

2. Garantia

2.1. Verifique se o fabricante do toldo fornece Certificado de Garantia proporcional ou total. A maioria das garantias é proporcional, ou seja, se você comprou um toldo com garantia de 2 anos e, após 1 ano o mesmo danificou-se, o fabricante cobrará 50% do valor da troca da lona. Em outros casos, a garantia somente será efetivada se houver lavagem periódica da lona.

2.2. Verifique se o toldo é destinado para sol e chuva. A garantia pode não lhe ressarcir do produto caso o mesmo seja destinado para sol e tenha caído durante a chuva.
2.2.a. Curiosidade

Os toldos provenientes da Europa, geralmente são apropriados apenas para o sol. Os Europeus utilizam grande quantidade de toldos, pois o sol na Europa é mais baixo que em outros continentes e "invade" os estabelecimentos e casas, incomodando pela claridade excessiva.

Além disso, os toldos utilizados na Europa são fabricados para serem recolhidos em ocasiões de chuvas, pois as mesmas geralmente vêem acompanhadas de neve, que pesa e danifica as estruturas do produto.

3. Características da Lona

Fique atento ao modelo e características da lona. Os fabricantes costumam mencionar somente a marca, sem especificar as particularidades da lona, o que é um fator primordial na escolha do produto.

Abaixo as principais especificações da lona a serem consideradas na escolha do toldo:
Gramaturas: de 250 a 640 gr/m2;
Black Out: que não passa luz, nem calor;
Semi-Translúcida: permite a passagem de 30% da luz para o interior do ambiente;
Translúcida: permite a passagem da luz para o interior e permite que o ambiente seja iluminado naturalmente;
Cristal: não tem trama e possui menor resistência.
4. Aditivação
Opte por lonas com aditivação para resistir aos raios UVA e UVB, com tratamento anti-fungo, anti-mofo e auto-extinguível.

5. Marca d'água

Verifique se o fabricante da lona possui marca d'água, isso facilita a identificação do produto e a sua qualidade.

6. Solda Eletrônica e Cola

Verifique se a lona é confeccionada com solda eletrônica ou cola. A solda eletrônica funde as camadas do produto, criando uma membrana impedindo que as membranas se soltem.

Em contrapartida, a cola pode fazer com que as camadas que compõe o produto se descolem com o tempo.

7. Precauções X Manutenção X Dica

O consumidor precisa estar atendo na hora de contratar os serviços para não ser enganado. A falta de manutenção pode ocasionar alguns problemas como:
Fungo que deixa a lona rosada;
Fungo verde (bolor) fundo ferrugem que faz a lona ficar amarelada.
Todas as lonas já vem de fábrica com um aditivo que protege e previne a proliferação de mofo.

São poucos os fabricantes de toldos que orientam os clientes sobre a periodicidade das lavagens para manutenção, que para um toldo pequeno é aconselhável de três em três meses.

Os fabricantes de lona orientam que o produto seja lavado uma vez por mês com sabonete neutro.

Toldos feitos com ferro ou aço galvanizado podem enferrujar a lona e corroer a estrutura. Perfis de alumínio não enferrujam e nem a corroem.


A JS Serviços possui um produto eficaz e eficiente para manutenção preventiva do toldo e deve ser aplicado duas vezes ao ano.

O tubo que estrutura o toldo recebe uma proteção por toda a sua extensão, porém quando este tubo é cortado e parafusado, deixa uma porta aberta para a corrosão.

Esses problemas podem ser causados ao recolher o toldo com a lona molhada ou devfido ao calor/suor ocasionados pelo aquecimento do sol ou pelo suor do resfriamento da lona durante a noite.

A JS Serviços quando faz a lavagem da lona inclui a inspeção da qualidade da lona com revisão da estrutura e lubrificação das conexões.

Além disso, utiliza somente produtos neutros e biodegradáveis que não agridem a natureza, e específicos para retirada de sujeiras ácidas e fungos (rosado e mofo).
Todos esses recursos aumentam a vida útil dos toldos, das coberturas e tensionadas.

A JS Serviços possui uma equipe de profissionais habilitados para acessarem locais altos, utilizando todos os equipamentos de segurança obrigatórios e segurados contra acidentes, dando total tranqüilidade aos seus clientes, afirma Juliano Steverson.

Fonte metalica.com.br